Agulha Cenas é contemplado em projeto cultural na Espanha

O coletivo de criação cênica Agulha Cenas, sediado em Palmas-TO, por meio de sua parceria com Sleepwalk Collective, foi contemplado com recursos da prefeitura de Vitória-Gasteiz, região de Álava, na Espanha, para realização do "Intercâmbio Cultural 2018". O resultado do edital foi divulgado recentemente, no dia 14 de maio. O intercâmbio se enquadra em uma das linhas do Plano Estratégico de Cultura daquela municipalidade, destinada a apoiar projetos culturais de dinamização sociocultural, promoção da interculturalidade e promoção da vida cultural.

Palestra de Sleepwalk Collective no laboratório CONAC/UFT - Palmas, em 23 de fevereiro de 2018.
Foto: Flaviana OX

Histórico.
Em fevereiro de 2018, Sleepwalk Collective (iara Solano e Samuel Metcalfe) esteve em Palmas, a convite do coletivo Agulha Cenas, como parte de um intercâmbio cultural. Foram realizadas diversas ações. A proposta teve repercussões e retornos positivos para o coletivo Agulha Cenas e outros coletivos da região, tanto do ponto de vista da criação artística, quanto da produção cultural. Resultou, inclusive, na estreia do espetáculo Horas Breves, interpretado pelo elenco Agulha Cenas e criado com a supervisão e colaboração de Sleepwalk Collective nas áreas de direção e dramaturgia.

Cena de Horas Breves, espetáculo de Agulha Cenas com colaboração de Sleepwalk Collective. Foto: Flaviana OX

Depois de concluir este intercâmbio e analisar todas essas repercussões, Sleepwalk Collective decide realizar uma segunda fase do intercâmbio em seu local de residência, Vitória-Gasteiz, com o objetivo de recriar o programa e gerar esse impacto novamente, agora dentro de seu contexto artístico e social. Tendo o coletivo Agulha Cenas como companhia internacional convidada e contando com parcerias de outros coletivos culturais locais, o projeto foi formulado e contemplado com recursos da prefeitura espanhola.

Projeto.
Agulha Cenas chegará a Vitória no início do outono europeu e sua visita funcionará como gatilho e catalisador de uma série de encontros socioculturais e de ações artísticas em torno da cidade. Diversas ações do projeto irão proporcionar a troca de experiências com artistas e produtores: oficina, acompanhamento artístico de um grupo local, palestra e encontro profissional. Ainda outras ações visarão o contato com a população em geral, incluindo um encontro gastronômico e cultural e apresentações do espetáculo Horas Breves.

O ator Fabrício Carvalho em cena de Horas Breves. Foto: Flaviana OX.

Segundo iara Solano, membro do Sleepwalk Collective, este projeto visa incentivar, promover e facilitar práticas criativas e colaborações que transcendem as estruturas formais da criação. "Propomos esta travessia tomando como exemplo este coletivo convidado Agulha Cenas, cuja prática artística é definida por uma troca fluida entre teatro, dança e música", completa iara.

Para Renata Oliveira, diretora de Agulha Cenas, a viagem será uma oportunidade única para o coletivo expandir seus horizontes e compartilhar experiências. Ela afirma: "É um privilégio ser o grupo convidado para este intercâmbio. Esperamos aprender muito e agregar valores que venham a potencializar a sustentabilidade dos nossos projetos e a contribuição sociocultural do nosso trabalho."