Foto: arquivo pessoal |
Fátima Salvador é natural de Paranã-TO, vive e trabalha em Palmas-TO. Graduada em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), com intercâmbio na Argentina (2010), ministra aulas nessa área desde 2009. Possui também registro profissional em Jornalismo, por trabalhos realizados na área: locutora de rádio e redatora de revista.
Também interessada pelas artes cênicas, ingressa no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2013. Como estudante de teatro, realizou intercâmbio em Portugal, em 2015. Durante este período escreveu e dirigiu as peças teatrais Memórias Retumbantes e De volta a Ilha dos Sonhos. Também atuou nos filmes de curta-metragem Sou puta!, (In)side Sarah e Que medo.
De volta ao Brasil, prosssegue sua formação como atriz e roteirista com diversos trabalhos, tais como atuação no curta-metragem João e Maria: uma aventura no cerrado (2016), adaptação da peça teatral O Zoológico de Vidro (2017), atuação nas peças Macondo (2016) e A Cantora Careca (2017), no espetáculo coral Cio da Terra (2017) e criação dos monólogos História de uma moça rica (2016), Kalunga com "K" - o bicho pau (2017), O Luzeiro e Flores-ser (2017). Integra o grupo de pesquisa CONAC– Laboratório de Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento, coordenado pelo Prof. Dr. Juliano Casimiro, compondo o elenco dos espetáculos O Homem da Terra (2016) e Festa de EU Profundo (em produção). Junta-se a Agulha Cenas a partir de abril de 2018, passando a participar e colaborar nas atividades permanentes de preparação corporal e vocal e nos processos criativos do grupo.