A costura cênico-musical

Foto: Eliene Lago
Minhas primeiras experiências de composição musical para espetáculos cênicos ocorreram no ano de 2007, com a Casulo Cia. de Dança e o corpo de baile juvenil do Ballet Municipal de Palmas. Desde então, a relação com as artes cênicas se tornou aspecto relevante na minha trajetória. Destacam-se colaborações com a Lamira Artes Cênicas e o CONAC.

Agora, com o lançamento do coletivo Agulha Cenas, está estabelecida uma plataforma para concretizar, de maneira ainda mais constante, meus interesses no campo da criação musical para a cena. Nossos espetáculos terão sempre um conteúdo musical e sonoro próprio, exclusivo, sendo essa uma das características marcantes da nossa proposta. 

O projeto estético que pretendo perseguir é o da criação musical em/como composição cênica.

A delimitação de um universo sonoro peculiar para cada espetáculo.

As qualidades expressivas de timbres, registros e inflexões sonoras, bem como das transições e contrastes entre suas diversas possibilidades.

As interações (contraponto) entre o senso de direção estabelecido por percursos ou episódios sonoro-musicais e a dramaturgia, como pensamento que atravessa e dá sentido às ações.

O potencial de gestualidade e de significações do fazer musical quando levado à cena como canção, como performance instrumental, como difusão sonora.

O estabelecimento de diálogos com legados culturais compartilhados na música e na poesia, fazendo-os chegar ao espectador depois de atravessados pela minha subjetividade.

A musicalidade das palavras e dos movimentos.

O desenho de som integrado ao espaço e às ações cênicas.