Um piano, um careca e um cabeludo

Durante esse ano, estamos trabalhando na criação do segundo espetáculo do coletivo Agulha Cenas. Recentemente eu e o Fabrício fizemos algumas sessões de gravação, registrando áudios para a trilha sonora do trabalho.


Para No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas, as canções e trilhas instrumentais tinham sido integralmente compostas previamente e gravadas a partir da leitura de suas partituras. Nesse novo processo, a abordagem está sendo um pouco diferente. Optei por gravar uma série de materiais sonoros e musicais que serão usados para compor por meio de técnicas de montagem e mixagem.


Foram definidos alguns critérios, que irão permitir a junção dos materiais, tais como andamentos, campos harmônicos e ideias expressivas. A partir dessas coerências, há um grande leque de possibilidades para a composição, levando em conta critérios puramente musicais e o diálogo com os demais elementos cênicos.

Além do piano que aparece nas fotos dessa postagem, as gravações incluíram violão, guitarra, percussão e ruídos de objetos diversos. Serão usados ainda sons eletrônicos e sampleados.

Fiz questão de escrever essa postagem antes de iniciar o trabalho de composição com os materiais registrados. A sensação nesse momento é de total indefinição e expectativa quanto ao resultado que poderá ser alcançado. Mas também de empolgação com a qualidade do que produzimos nessa primeira etapa e com a aventura de mais uma empreitada criativa.